Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

100 cirurgias robóticas realizadas

Summary

Uniorte teve hoje a 100ª cirurgia de prótese de joelho feita com o auxílio do robô ROSA Knee; tecnologia traz alta performance e precisão às artroplastias de joelho

Uniorte teve hoje a 100ª cirurgia de prótese de joelho feita com o auxílio do robô ROSA Knee; tecnologia traz alta performance e precisão às artroplastias de joelho

Hoje (6 de junho) foi realizada a 100ª cirurgia de artroplastia do joelho com o uso da tecnologia robótica em Londrina. A Uniorte, único hospital da cidade a ter este recurso nas cirurgias ortopédicas, chegou a este marco 7 meses após a chegada do robô ROSA Knee, em outubro do ano passado, projetado pela multinacional Zimmer Biomet.

Dr. Alexandre Queiroz, cirurgião do joelho e diretor clínico da Uniorte, afirma que o robô permite uma precisão exata das incisões de forma individualizada para cada paciente, elevando o sucesso do procedimento. “Isso faz com que o tamanho dos cortes seja menor e a prótese seja ajustada de forma personalizada. A tecnologia traz a imagem em tempo real do paciente durante a cirurgia, assim podemos fazer ajustes de angulação e checar a amplitude de movimento do paciente no momento da cirurgia, possibilitando um resultado ainda mais preciso. O paciente terá um procedimento com menor impacto cirúrgico e maior exatidão, agilizando seu tempo de recuperação e menor administração de medicamentos”, destaca.

Além destes dados intraoperatórios, os softwares que acompanham a tecnologia do ROSA Knee trazem ferramentas de planejamento pré-operatório 3D sobre tecidos moles e anatomia óssea do paciente. “Antes da cirurgia é possível fazer o planejamento em 3D. Isso permite o estudo detalhado do caso no pré-operatório”, acrescenta Dr. Alexandre.

As cirurgias foram realizadas pelos quatro cirurgiões de joelho da Uniorte: Dr. Alexandre, Dr. Marcus Vinícius Danieli, Dr. João Paulo Guerreiro e Dr. Guilherme Piovesana.