Lesões ligamentares nos joelhos

As lesões provocadas por trauma, em especial nos ligamentos Cruzado Anterior (LCA) e Cruzado Posterior (LCP) do joelho, estão entre as maiores ocorrências nos consultórios de ortopedia. A dor é um dos indícios de que houve uma lesão, acompanhada de um estalo no local.

Em geral, estas lesões acontecem em traumas de grande energia, como em acidentes automobilísticos ou prática de esportes em que há um movimento brusco de entorse no joelho. O pé fica preso ao chão e o joelho faz o movimento de rotação, causando o rompimento.

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. A conduta vai depender do ligamento que foi lesionado, do grau da lesão, da idade e atividade do paciente e do quadro clínico.

No caso da LCA, o tratamento é cirúrgico para suturar o ligamento ou mesmo fazer um enxerto caso não seja possível a sutura.

Já a LCP pode ser tratada com tratamento conservador para reabilitação (medicamentos e fisioterapia), mas também pode ser necessária a cirurgia.

Em caso de lesão a recomendação é procurar o atendimento ortopédico o quanto antes. Fazer uso de gelo no local e repouso ajuda a aliviar a dor até que o atendimento seja possível.

Dr. Alexandre Queiroz, ortopedista especialista em joelho.