Prótese Total de Tornozelo

Dr. Cesar Martins é um dos precursores da cirurgia de artroplastia de tornozelo no Brasil, uma técnica que trouxe muitos ganhos aos pacientes com artrose avançada nesta articulação. Antes desta técnica, a opção cirúrgica para estes casos era a artrodese, que trata da dor usando placas e parafusos para travar a articulação na área atingida e, por isso, o paciente perde parte da mobilidade no local.

Com a artroplastia, que é a cirurgia de prótese de tornozelo, a articulação mantém o movimento. A técnica trata a artrose e preserva estruturas sadias que não foram comprometidas pela doença, trazendo mais qualidade de vida para o paciente.

A sobrevida da prótese é, em média, de 10 anos. A indicação precisa ser feita pelo especialista para saber se o paciente atende os critérios de indicação, que levam em conta aspectos como idade, atividade diária, alinhamento da articulação, dentre outros.

A artroplastia foi liberada para convênios em 2013 no Brasil com muitos ganhos nos casos bem indicados de artrose avançada. Lembrando que a artrose de tornozelo pode ser provocada por sequelas de fraturas, de acidentes, de artrite reumatoide, lúpus e outras doenças que causam desgaste no tornozelo.