Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Fratura de cotovelo em crianças

Fraturas em crianças não deveriam, mas são acidentes comuns. Quando no cotovelo, em especial a supracondiliana do úmero, precisa de atendimento e tratamento de forma urgente.

Os sinais de que a fratura ocorreu são edema (incha muito), roxos e dor no local. Se não tratada precocemente, ela pode levar a alterações no braço, deixando-o torto e até ter limitações de movimento. Outra complicação é a síndrome compartimental, que pode prejudicar a circulação no local e gerar lesões nos nervos. Por isso a importância de buscar o serviço de emergência o mais rápido possível.

Após o diagnóstico, o ortopedista vai definir se o tratamento será com imobilização com gesso ou cirurgia, a depender da gravidade. Em geral, a conduta mais usual tem sido a cirurgia percutânea (minimamente invasiva).

Estas fraturas podem ocorrer por queda, por brincadeiras perigosas como rodar as crianças tanto girando como fazendo piruetas e até quando estão aprendendo a andar e são seguras apenas por um dos braços, acarretando em rotação do cotovelo em caso de queda.

Dra. Adriana Pazin, ortopedista pediátrica