Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Para que servem meniscos e ligamentos?

O nosso joelho é uma das mais importantes articulações do corpo, ela “carrega” o nosso peso a cada passo e nos permite a mobilidade para todos os lados. Para que esta biomecânica funcione de forma perfeita, temos vários componentes, entre eles os meniscos e ligamentos, justamente locais que são passíveis de lesões.

Ortopedista especialista em joelho, Dr. Alexandre Queiroz explica a função de cada um. “Podemos pensar no joelho como uma engrenagem. Ossos, músculos, ligamentos e menisco se unem para a perfeita funcionalidade e garantem a estabilidade do joelho. Se alguma dessas estruturas não está equilibrada, pode comprometer a função não só do joelho como de toda a cadeia daquela perna”, antecipa.

Os ligamentos e meniscos são fundamentais. “Os meniscos são nossos amortecedores, eles absorvem todo o impacto a cada passo ou salto que damos. Se há alguma lesão, vai aumentar o impacto entre as estruturas do joelho a cada movimento, por isso a importância de tratar e estar atento à dores que são persistentes”, diz.

Já ligamentos estabilizam a articulação, mantendo cada componente no seu lugar. “É como se fossem linhas firmes que seguram a estrutura. Ocorre que estas “linhas” não são elásticas e por isso são passíveis de rompimento em caso de movimentos bruscos, torções ou impactos mais fortes”, descreve Dr. Alexandre.

Uma vez rompido, seja o ligamento cruzado anterior (LCA) ou o cruzado posterior (LCP) é fundamental buscar ajuda médica. “A conduta vai depender do ligamento que foi rompido, do grau do rompimento e da atividade do paciente. Seja tratamento conservador ou cirúrgico, o importante é tratar para não comprometer a biomecânica do joelho”, conclui.