Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Lesões em acidentes automobilísticos

É grande o número de pessoas que chega aos hospitais com lesões e traumas nos joelhos decorrentes de acidentes automobilísticos. Lesões em ligamentos e meniscos são as mais comuns e a avaliação do ortopedista é fundamental para que a recuperação seja a melhor possível.

Dr. Alexandre Queiroz cita que os acidentes, em especial de moto, estão entre as principais causas de lesões nos joelhos. “É um trauma de grande repercussão pela força do impacto e da queda. Muitas vezes as lesões ocorrem em mais de uma das estruturas do joelho, exigindo que o profissional avalie toda a estrutura para definir qual será a melhor conduta para aquele caso”, diz.

A cirurgia, via de regra, é o procedimento mais usual. “Quando há lesão no ligamento cruzado anterior, a cirurgia é principal recurso para reconstrução seguida de reabilitação com fisioterapia. Lesões de ligamento cruzado posterior podem ser tratadas de forma conservadora, com medicamentos e fisioterapia”, explica o especialista.  A patela também pode sofrer com o impacto. Se há fraturas, é preciso tratar.

Como é um trauma de grande impacto, é comum que haja inflamação e edema no joelho. “Algumas lesões podem ser identificadas logo no primeiro contato, com avaliação do ortopedista e exames de imagem. O raio-x avaliará a parte óssea, já a ressonância magnética vai avaliar as estruturas moles. É importante saber que há lesões que podem não ser identificadas neste primeiro atendimento e, sim, visualizadas quando o edema provocado pelo trauma diminui. O acompanhamento é fundamental para a completa reabilitação”, diz Dr. Alexandre.

A maioria dos casos é atendida em regime de urgência e emergência. “Há casos em que não há fraturas e não se percebe rompimento de ligamentos neste primeiro atendimento. Entretanto, se após o acidente a pessoa perceber dor ou instabilidade no joelho é importante buscar um ortopedista para avaliar se alguma estrutura ficou comprometida em virtude do trauma”, finaliza o ortopedista da Uniorte.