Lúpus, uma doença do sistema imunológico

O lúpus é uma doença inflamatória do sistema imunológico. Ela é autoimune, ou seja, não tem cura, mas é possível controlar os sintomas e amenizar a fase de atividade da doença para que o paciente entre em remissão dos sintomas.

Falando em sintomas, eles podem ser manifestar de duas formas. “A mais conhecida é a cutânea, com a presença de manchas vermelhadas ou eritematosas na pele. A outra é quando ela atinge os órgãos, neste caso chamamos de sistêmica”, esclarece o reumatologista Dr. Antônio Demétrio.

Não há uma causa para o aparecimento do Lúpus, mas sabe-se que ele acomete mais mulheres em idade jovem. “Além disso, fatores genéticos, hormonais e ambientais podem contribuir para que a doença se manifeste”, diz o especialista. Ele completa que o paciente com Lúpus pode sentir desânimo, cansaço, perda de apetite e de peso, dor e inchaço nas articulações e até manifestar febre, em geral baixa. “Estes sintomas vêm da inflamação provocada pela doença”, pontua.

O mais preocupante, de acordo com Dr. Antônio Demétrio, é quando há uma inflamação nos rins, sintoma que aparece em cerca de 50% dos pacientes com a doença.  “Nestes casos é importante agir rapidamente porque pode levar à insuficiência renal”, alerta.

O tratamento da doença é individualizado, pois depende da manifestação clínica e quadro de cada paciente. “Em geral, usamos medicamentos na fase ativa da doença e acompanhamos o paciente na fase da remissão. O paciente com Lúpus deve sempre ser acompanhado por um especialista”, finaliza Dr. Antônio Demétrio.

 

Dr. Antonio Demétrio

CRM 26291 PR

RQE 16362