Viscossuplementação nos joelhos

A viscossuplementação, também conhecida por infiltração de acido hialurônico, é um procedimento que se tornou frequente na ortopedia. Especialista em joelho, Dr. Marcus Vinícius Danieli explica que o procedimento injeta o ácido hialurônico (ou hialuronato) na articulação dos joelhos. “O objetivo é tratar as doenças da cartilagem, ou seja, doenças degenerativas como as condropatias e artrose. Nestes quadros, há uma perda da cartilagem articular que é o tecido que protege os joelhos de impactos e proporciona movimento sem atrito. O ácido hialurônico vai, em um primeiro momento, ajudar na lubrificação da articulação, depois disso vai ser absorvido e melhorar a produção do liquido sinovial próprio do paciente e a nutrição da cartilagem articular e, com isto, trazer alívio dos sintomas”, descreve.

 

Em geral, pacientes que possuem dor crônica sem melhora com o tratamento convencional – medicamentos e fisioterapia – têm indicação da viscossuplementação, principalmente se não tiver uma artrose (desgaste) grave.  “O número de aplicações varia caso a caso e depende da droga usada, normalmente variando de 1 aplicação a 3 aplicações. Em geral, a melhora é sentida por um período médio de 8 meses a 1 ano, quando pode ser necessário fazer nova aplicação”, completa.

 

As aplicações são feitas no próprio consultório e o paciente pode retomar as atividades na sequência, devendo evitar apenas atividades de impacto e peso por 48 horas. Infelizmente não é um tratamento de reposição de cartilagem, que ainda não conseguimos alcançar com os tratamentos existentes.

 

Dr Marcus Vinicius Danieli

CRM-PR 18734