Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Reconstrução de cápsula superior (ombro)

Lesões graves dos tendões do manguito rotador, em especial no tendão do supraespinal, têm mais uma opção terapêutica. A reconstrução da cápsula superior é uma nova técnica cirurgia que pode substituir o uso de próteses reversas em alguns casos indicados. “É uma opção que preserva a estrutura dos ombros, é menos invasiva e com resultados bem satisfatórios”, antecipa Dr. Diogo Bader, ortopedista especialista em Ombro na Uniorte.

Ele detalha que a cirurgia é feita por videoartroscopia. “O procedimento visa reconstruir a cápsula superior do ombro. A estrutura comprometida é fixada por meio de pequenos parafusos, substituindo o tendão do supraespinhal que sofreu a ruptura. O enxerto vem do próprio paciente, evitando rejeições”, acrescenta.

Após a cirurgia, o paciente tem restaurada a estabilidade do ombro e também melhora dos movimentos, tanto de giro como elevação dos braços. “A melhora funcional é significativa”, ressalta Dr. Diogo.

O pós-operatório precisa ser seguido para sucesso do procedimento. “Nas primeiras semanas o paciente faz uso de tipóia. A reabilitação envolve ainda fisioterapia, que começa com exercícios passivos e depois evolui para exercícios ativos. A recuperação total acontece, em geral, com 12 a 16 semanas”, afirma.

A técnica é mais um dos avanços da ortopedia e tem se mostrado bem promissora. “As novidades cirúrgicas trazem opções menos invasivas e com resultados. É gratificante poder oferecer novas terapêuticas para os pacientes”, conclui Dr. Diogo.