Hérnia de disco tem tratamento conservador

Nossa coluna é como uma “torre de blocos” formada por várias estruturas. Uma delas é o disco intervertebral que é uma estrutura fibrosa e gelatinosa que tem um líquido ácido e inflamatório que ajuda no amortecimento e absorção das energias que passam pela coluna. O funcionamento adequado do disco é fundamental para uma coluna estruturada, saudável e funcional. A hérnia de disco acontece quando esse disco é comprometido, rompido, podendo extravasar o conteúdo para dentro do canal medular comprometendo raízes nervosas, gerando dor na região lombar e dor em um ou ambos os membros inferiores.

Especialista em coluna, Dr. Ernesto Guimarães explica que com maior frequência a hérnia discal acontece na coluna lombar e na coluna cervical.  “A grande maioria dos casos é tratada de forma conservadora. São indicados medicamentos específicos, prescritos pelo ortopedista, e também fisioterapia para fortalecimento local. Com isso, os sintomas podem ser amenizados e o paciente tem sua rotina restabelecida sem dor”, descreve.

Ele explica que após o tratamento conservador é indicado que o paciente siga com atividade física, feita para atender à necessidade dele que é o fortalecimento da musculatura “É fundamental fazer os exercícios com a supervisão de um profissional habilitado. Fortalecer o corpo é uma maneira eficaz de diminuir a chance de ter uma hérnia de disco”, destaca.

A estatística indica que cerca de 15% da população mundial sofra com hérnia de disco. No Brasil, isso representa mais de 6 milhões de pessoas. “É uma doença que causa dor, desconforto e pode até levar ao afastamento do trabalho, incluindo aposentadoria precoce. É muito importante buscar ajuda médica em caso de dores na coluna que não cessam e, claro, cuidar para que o problema não ocorra tendo cuidado com a postura ao sentar, ao dormir, durante o trabalho e sempre dedicar um tempo da rotina para a prática de exercícios. O sedentarismo é inimigo da coluna”, reforça Dr. Ernesto.

Além da dor, a hérnia pode ter como sintoma a dor radicular com ou sem perda de força em uma ou ambas as pernas, dor que aumenta durante atividades ou após ficar muito tempo sentado. Esses sinais podem ser indícios de alguma patologia discal na coluna.

Em alguns casos, quando o tratamento conservador não obtém resposta positiva, é necessário realizar a cirurgia de descompressão medular para tratamento  da hérnia de disco. “A cirurgia é indicada em menos de 20% dos casos, é o último recurso. Cada vez mais o tratamento conservador é o caminho para o alívio da dor e do desconforto causado pela doença”, finaliza o ortopedista.