Saiba mais sobre a tendinite

Tendinite é o nome dado a toda e qualquer inflamação em um tendão. Tendões são estruturas de colágeno que ligam nossa musculatura aos ossos, transmitindo a força do movimento para nosso esqueleto. A tendinite pode ocorrer nos punhos, tornozelo, joelhos, ombros, dedos, ou seja, onde há tendão a tendinite pode se instalar.

Em geral, ela está ligada a movimentos repetitivos ou feitos de forma errada. Há até algumas que levam o nome do esporte em que muitos atletas acabam por desenvolver a lesão, como Cotovelo de Tenista, Cotovelo de Golfista ou Ombro de Nadador. Alguns tipos de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) também podem ser tendinites, que estariam ligadas a funções repetitivas no trabalho. Outros exemplos são Tendinite de Aquiles, que afeta o tendão de Aquiles, a Tendinite Patelar, que afeta o tendão patelar (também chamada de joelho do saltador), Tendinite do Manguito Rotador, que afeta os ombros, e o Dedo em Gatilho, que afeta o dedo nas mãos.

O tendão, quando submetido à sobrecarga por esforço e/ou repetição, pode inflamar. E isso pode acontecer em qualquer idade, sendo mais recorrente em adultos. Os sintomas mais comuns são dor no local em que a tendinite se instalou, inchaço na área e sensação de crepitação (atrito) no tendão quando ele se move. O diagnóstico é feito em consulta pela história do paciente e exame físico e podem ser utilizados exames de imagem para auxiliar.

A grande maioria dos casos de tendinite tem tratamento conservador com descanso do membro afetado, uso de anti-inflamatórios e fisioterapia. Se não tratadas, elas podem levar até à ruptura do tendão, neste caso, o tratamento será cirúrgico na maioria dos casos.

Em caso de dor repetitiva, é importante buscar ajuda médica para um correto diagnóstico e tratamento.