Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior traz estabilidade ao joelho lesionado

Muitas são as formas em que um ligamento do joelho (ou mais de um) pode se romper. Acidentes, atividades físicas e práticas esportivas, seja em atletas profissionais ou amadores, são alguns exemplos. Neste texto vamos falar sobre o rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA), que fica no centro, dentro do joelho. “A lesão neste ligamento acontece geralmente associada a uma entorse, quando o pé fica fixo ao chão e o corpo gira sobre o joelho”, explica o especialista em joelho da Uniort.e Dr. Marcus Vinícius Danieli.

Ele acrescenta que geralmente há uma rotação interna do fêmur para um lado e da perna para o outro, o que causa o rompimento. “É comum a pessoa ouvir um estalo no momento da entorse. Na sequência, vem uma dor forte, muitas vezes incapacitante”, completa.

Para aliviar a dor inicial, Dr. Marcus diz que a recomendação é colocar compressas de gelo para alívio deste sintoma e também minimizar o edema (inchaço). Somado a isso, a busca rápida por auxílio médico é importante para saber da gravidade da lesão. “A lesão do ligamento é facilmente diagnosticada por um exame físico bem feito acompanhado de exames de imagem que vão confirmar a existência de lesões em outras estruturas do joelho, como meniscos ou cartilagem”, diz Dr. Marcus Vinícius.

Quando o ligamento cruzado anterior se rompe o tratamento é, na grande maioria dos casos, cirúrgico. “Em geral, a lesão do LCA leva a uma instabilidade do joelho, por isso a indicação da cirurgia para reconstrução dele. Se a lesão persiste, a instabilidade do joelho pode levar a lesões de outras estruturas e isso pode ocasionar uma evolução para artrose no futuro”, explica Dr. Marcus.

A cirurgia é feita por meio de colocação de um enxerto de tendão para substituir o ligamento. “Fazemos a técnica de reconstrução por videoartroscopia. Não é possível costurar o ligamento rompido, a reconstrução é feita com enxerto de tendão que pode vir do próprio paciente ou de bancos de tecido”, pontua.

A volta da prática esportiva varia para cada caso, mas é preciso respeitar o tempo mínimo de 6 meses que é o necessário para a cicatrização final do enxerto no joelho. É importante seguir as recomendações pós-cirúrgicas, que incluem fisioterapia para fortalecimento da musculatura, ganho de movimento e de função normal do joelho. “Para voltar a praticar exercícios o paciente precisa estar conseguindo dobrar e esticar o joelho sem sentir dor, ter recuperado a força e equilíbrio do membro, não ter mais inchaço nem dor ao andar, além de ser capaz de realizar alguns movimentos específicos que testamos como capacidade de deslocamento e salto sobre o membro operado”, elenca o ortopedista. Respeitar o tempo da reabilitação é fundamental para evitar novas lesões ou mesmo dores no local.