Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ortopedistas da Uniorte reciclam conhecimentos

Em setembro, parte do corpo clínico da Uniorte viajou em busca de atualizações e troca de experiências. Dr. Marcus Vinícius Danieli esteve em Londres onde fez uma apresentação sobre a pesquisa que desenvolve sobre o uso do plasma rico em plaquetas (PRP) no tratamento de lesões condrais. O trabalho foi apresentado a outros especialistas de diversas partes do mundo. Neste link há um resumo do que ele levou de informação aos colegas médicos. https://surgery.conferenceseries.com/abstract/2017/the-chondral-tissue-and-prp-theory-to-support-the-use

Dr. Marcus aponta que atualmente é muito comum pacientes terem lesões na cartilagem do joelho, chamada de lesões condrais, e que ainda há poucas opções de tratamento disponíveis visto que esta região é pouco irrigada e também com poucas células, limitando seu poder de recuperação. A cartilagem danificada não se regenera. Ele diz ainda que as opções cirúrgicas disponíveis hoje em dia como a condroplastia, microfraturas, mosaicplastia e transplante de condrócitos autólogos ainda não têm resultados satisfatórios, principalmente em longo prazo. “O Plasma rico em plaquetas (PRP) tem sido utilizado em ortopedia desde a década de 90 para estimular a cicatrização de tecidos, devido ao seu potencial para concentrar os fatores de crescimento derivados de plaquetas no local alvo. O objetivo do PRP é estimular um melhor ambiente de cura. O PRP foi utilizado na cartilagem para tratar a esteoartrite e para apoiar técnicas de tratamento de lesões condrais. No entanto, a literatura ainda é duvidosa quanto aos resultados cirúrgicos com aplicação de PRP em lesões condrais”, resume.

O também especialista em joelho da Uniorte, Dr. João Paulo Guerreiro esteve na cidade de Porto, Portugal, onde participou de um Curso Internacional sobre as Lesões do Joelho no jogador de Futebol. A capacitação teve o apoio da ISAKOS (Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Ortopedia do Esporte), da ESSKA (Sociedade Européia de Trauma do Esporte, Cirurgia do Joelho e Artroscopia), da FIFA (Federação Internacional de Futebol) e da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol). Grandes nomes da cirurgia do joelho dos Estados Unidos, como o Dr. Freddie Fu, e da França, como o Dr. Philippe Neyret, além de chefes de departamentos médicos dos maiores clubes de futebol da Europa palestram sobre lesões dos ligamentos, meniscos e cartilagens presentes nos jogadores de futebol.

Os especialistas em quadrilDr. Walter Taki, Dr. Rafael Tavares e Dr. Tomás Seibel estiveram no Congresso Brasileiro de Quadril realizado no Rio de Janeiro. Taki participou de uma das mesas redondas com o tema Artroplastia de Quadril.

Dr. Rafael e Dr. Walter apresentaram também um pôster sobre um trabalho realizado no Hospital Evangélico de Londrina. O tema foi “Revisão de Prótese Total de Quadril com alto risco de lesão vascular pélvica associada à abordagem endovascular”. O assunto foi abordado por meio de um estudo de caso.