Cirurgia de enxerto vascularizado feita na Uniorte

Procedimento é indicado para tratar Doença de Preiser

Um dos melhores ortopedistas especialistas em microcirurgia do Brasil esteve na semana passada (dia 29 de junho) na Uniorte. Dr. Teng Wei, de São Paulo, veio operar uma paciente com doença de Preiser. Para quem não sabe, esta enfermidade causa uma necrose no osso pela falta de vascularização no local. No caso da paciente, a necrose era no escafoide, um pequeno osso localizado no punho, e exames de ressonância indicavam um comprometimento de 70% dele. Caso nada fosse feito, o escafoide acabaria por morrer completamente.

A cirurgia realizada foi de enxerto vascularizado na tentativa de recuperar a necrose uma vez que ela é causada pela falta de sangue no local. Com a revascularização do osso, a expectativa é de que haja uma melhora do quadro, fazendo com que o osso sobreviva evitando, assim, a retirada do escafoide necrosado.

É primeira vez que este procedimento é realizado no Hospital Uniorte. A cirurgia realizada por Dr. Teng foi acompanhada pelos especialistas em mão da Uniorte, Dr. Marcello Tito e Dr. Carlos Motooka.

O principal sintoma da Doença de Preiser é a dor na região. O diagnóstico depende da avaliação clínica acompanhada de exames de imagem.