Artroplastia total de quadril traz alívio a pacientes com artrose

Pacientes com artrose avançada de quadril sofrem com dores e limitação do movimento. Mas a ortopedia pode ajudar a restabelecer a função desta articulação, aliviando a dor que acompanha a doença. Especialista em cirurgia do quadril, Dr. Walter Taki explica que os quadris são articulações muito estáveis que conectam as pernas ao tronco, sendo muito importantes para o ser humano. “Eles têm como função sustentar todo o peso do corpo, possuindo uma grande capacidade de carga. Apresentam uma anatomia precisa e única, resultando em uma biomecânica que consegue conciliar força com grande capacidade de amplitude de movimento. Porém, muitas pessoas em idades diferentes da vida podem colocar a articulação em risco ou sofrerem com problemas relacionados”, explica.

A artrose é uma destas doenças, que causa desgaste na cartilagem presente na articulação. A cartilagem tem por objetivo facilitar o movimento entre os ossos que fazem parte desta articulação (fêmur e acetábulo) e também minimizar o impacto entre eles. Quando ela se desgasta, não há como recompô-la. É preciso pensar em alternativas de tratamento para que o paciente não sofra com as dores e a rigidez decorrentes da artrose.

Um dos procedimentos mais indicados atualmente, para quem precisa de cirurgia, é a artroplastia total do quadril, que é a substituição da articulação doente por uma prótese. “A prótese visa reproduzir esta articulação do quadril para melhorar a mobilidade na região e aliviar a dor provocada pelo desgaste articular. Nos casos iniciais de desgaste relacionados ao impacto femoroacetabular, com a videoartroscopia de quadril conseguimos resultados muito satisfatórios com um procedimento menos invasivo e retorno mais rápido às atividades do dia a dia, incluindo a realização de exercícios físicos”, destaca Dr. Walter Taki.

Ele reforça que toda cirurgia precisa ser bem indicada, o que traz sucesso ao resultado. “É importante lembrar que a prótese é uma articulação artificial, ou seja, não será exatamente a mesma coisa comparada a um quadril saudável. A grande vantagem dela está em devolver qualidade de vida ao paciente que sofre com a artrose e está com limitações no movimento justamente por conta da doença, além de sentir dores frequentes”, diz Taki.

Pacientes que passaram pela artroplastia de quadril relatam grande melhora na mobilidade e, principalmente, celebram o fim das dores. Para obter o melhor resultado após a cirurgia, é fundamental seguir as orientações médicas. “O pós-operatório inclui a realização de exercícios específicos para a recuperação plena, é imprescindível que o paciente evite dobrar os quadris em angulação menor que 90 graus (ou seja, não sente em lugares que estão mais baixos que a altura do seu joelho), não faça agachamentos para pegar objetos no chão, tenha cuidado ao sentar no carro, em sofás, e siga também as orientações sobre a melhor posição para dormir”, avisa o especialista.

Muitos são os fatores que podem levar à artrose, é muito importante consultar um médico sempre que tiver dor persistente, que não cessa por dias. “Nos adultos e adultos jovens, observamos as bursites de quadril que causam muitas dores nesta região e um aumento crescente das doenças de impacto femoroacetabular que podem provocar artrose”, completa Dr. Walter Taki. Por isso, consulte sempre um médico em caso de dúvida.