Meu ligamento rompeu, e agora?

As lesões nos ligamentos do joelho são, em boa parte, de tratamento cirúrgico. Seja total ou parcial, se um ligamento foi lesionado, ele deve ser tratado adequadamente. Os principais ligamentos do joelho são os chamados cruzados anterior e cruzado posterior, que ficam no centro do joelho, e temos os ligamentos colaterais medial (que fica na parte de dentro do joelho) e lateral. “Uma lesão de ligamento colateral medial, muito comum de acontecer, pode cicatrizar mesmo sem deixar sequela.

As lesões de ligamento cruzado posterior também têm alto potencial de cicatrizar sem precisar de cirurgia. Mas as lesões de cruzado anterior, quase na totalidade dos casos, necessitam de tratamento cirúrgico. Isso porque este ligamento não cicatriza e causa muita instabilidade no joelho, podendo levar a outras lesões, como de menisco ou cartilagem, causando uma destruição da articulação em longo prazo”, explica o ortopedista Marcus Vinícius Danieli, especialista em joelho na Uniort.e.

Praticantes de esporte têm maior incidência deste tipo de lesão, principalmente em esportes em que pode haver rotação da articulação do joelho, as famosas entorses. Mas o ligamento também pode se romper em situações corriqueiras como escorregar em piso molhado, levar um tombo ou em acidentes de trânsito. “Na maioria das vezes o paciente ouve um estalo, é o barulho no momento em que o ligamento se rompe. A dor também é intensa e a orientação é sempre procurar um ortopedista para avaliar o quadro”, diz.

O diagnóstico é feito com avaliação clínica principalmente e alguns exames de imagem podem auxiliar no planejamento do tratamento. A cirurgia para a reconstrução do ligamento é feita por vídeo e é preciso passar por fisioterapia no pós-operatório para a reabilitação plena. As cirurgias de ligamento cruzado são as de maior cuidado pós-cirúrgico. “São necessários seis meses, no mínimo, para a reabilitação completa e retorno às atividades com impacto. Nos casos de esporte com maior impacto, o retorno pode levar até 9 meses”, diz.

Para quem costuma protelar a ida ao médico, Dr. Marcus Vinícius alerta: “Quanto mais cedo operar, menores são os danos ao joelho. Caso o paciente permaneça com o ligamento rompido, ele acaba por provocar danos definitivos, levando a artrose e grave comprometimento funcional.”