Joelho e atividade física: tire suas dúvidas!

Exercícios fazem bem ao corpo, mente e coração! Mas é preciso prestar atenção para que ele não cause prejuízos ao corpo. O joelho está entre as articulações que “sofrem” com algumas atividades. Dr. Marcus Vinícius Danieli, ortopedista especialista em joelho, dá algumas orientações e tira as principais dúvidas nesta entrevista. 

Praticar exercícios ajuda a preservar a articulação do joelho?

Exercícios ajudam todo o nosso organismo. Nosso corpo foi feito para se movimentar. Quanto ao joelho, precisamos dos movimentos para ocorrer a nutrição da cartilagem, para estímulo muscular, melhorar o equilíbrio e reforçar nossos ossos. 

Que tipo de atividade é mais indicada?

Toda atividade é indicada, mas a palavra chave é moderação. Temos que conhecer os limites do nosso corpo e o que pode ser suportado. Temos que pensar que uma atividade serve para ser feita pelo resto da vida, não até a próxima maratona. O aconselhado é saber o que você quer atingir, quais suas limitações e fazer um planejamento adequado.

 Há contraindicações? Atividades que são nocivas ao joelho mesmo sadio?

Vai depender do estado de saúde da pessoa. Por exemplo, pessoas com lesões de cartilagem na patela devem evitar exercícios que envolvam agachamento, saltitação (tipo jump), corrida longa, etc. Pessoas com artrose devem procurar atividades de baixo impacto como a hidroginástica. Dentro daquilo que eu disse, temos que conhecer nosso corpo para não termos que emprestar saúde agora e pagar com juros no futuro.

 Corrida, jump, step, musculação… Como praticar essas atividades sem prejudicar os joelhos?

Temos que, antes de iniciar uma atividade, consultar com um cardiologista para checar se nosso sistema cardiocirculatório está preparado para a sobrecarga dos exercícios. E, depois, uma avaliação com um ortopedista para avaliar quais patologias podem estar presentes que possam trazer limitações ou riscos para atividades físicas. Com isso, conversamos com o especialista para ver quais atividades seriam mais saudáveis.

Para uma atividade segura para os joelhos, temos que preparar bem a musculatura ao redor, com fortalecimento e alongamento, evitar atividades de impacto (como escadas, rampas, saltos) principalmente no caso de não estar ainda com uma boa musculatura. A prática de exercícios é fundamental para nossa saúde articular, mas sempre é bom lembrar da famosa frase: “a diferença entre remédio e veneno é a dose”. Cuidado sempre com os exageros. 

Que tipo de dor merece atenção e consulta com especialista?

Qualquer dor é sinal de alerta. Não continue fazendo exercícios se alguma dor aparecer. Pare e procure o médico. No caso do joelho é comum a pessoa tentar colocar joelheiras por conta própria e tentar continuar os treinos mesmo com dor. Isso é um perigo!!! Dor é sinal de alerta.