Volta às aulas pede atenção com a mochila

Carregar livros, cadernos, lápis e afins faz parte da rotina de todo estudante. Mas é preciso atenção para que esse hábito não prejudique a coluna das crianças, provocando dores e desconforto. Ortopedista pediátrica, Dra. Adriana Pazin começa falando do peso da mochila: “O ideal é que ele não ultrapasse 10% do peso nas crianças ou 15% do peso nos adolescentes”, exemplifica. Se seu filho pesa 20 quilos, a mochila não pode pesar mais que 2 quilos.

Para facilitar, ela orienta que os pais busquem mochilas leves, para que todos os materiais possam ser levados sem prejuízo. Além disso, a mochila deve ter tiras largas e acolchoadas e ter duas tiras para serem usadas nos dois lados do ombro (nunca carregar em um ombro só). “Dessa forma, o peso fica bem distribuído e as tiras largas evitam compressão nos ombros”, detalha. Algumas mochilas possuem ainda uma tira na região lombar, o que auxilia ainda mais na distribuição do peso. Quando o peso é excessivo, mochilas com rodinhas podem ser uma opção.

“É importante que os pais orientem os filhos quanto ao peso e organização da mochila. Livros e objetos mais pesados devem ficar na parte mais próxima das costas. A mochila também deve ficar bem fixa ao corpo e acima da cintura. O tamanho dela também precisa ser proporcional ao tamanho da criança”, completa Dra. Adriana.

Se dores nas costas aparecerem, é importante consultar um especialista.