Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Artrite, Artrose e Osteoporose: entenda as diferenças

A confusão entre essas palavras é comum entre os pacientes e dúvida frequente quando chegam ao consultório. Então vamos lá. Para começar, uma observação importante: artrite e artrose (assim como a osteoartrite e osteoartrose) são na verdade a mesma coisa: uma doença degenerativa que acomete a cartilagem articular, nossas famosas juntas como punhos, joelhos e quadril. Nela há perda de massa da cartilagem, que é a responsável por proteger nossas articulações, e por isso provoca dor e limitação dos movimentos na área atingida.

Já a Osteoporose é uma doença que atinge os ossos e está geralmente ligada à perda de cálcio. Os ossos ficam frágeis, porosos, e mais suscetíveis a fraturas. É preciso cuidado para não quebrá-los! Uma simples queda pode levar à fratura. A estimativa é que uma pessoa com osteoporose tenha 7 vezes mais chances de fraturar um osso de maneira espontânea (sem trauma) que uma pessoa sem a doença. De maneira geral a osteoporose não causa dor, quando a dor aparece é porque há alguma fratura ou microfratura nos ossos.

Os dois casos precisam de tratamento. Na Osteoporose são indicados exercícios físicos e dieta rica em cálcio, além de medicação específica. A Artrose também tem indicação de exercícios físicos para fortalecer a musculatura e proteger as articulações assim como uso de medicamentos condroprotetores. Em último caso há o recurso cirúrgico.