Joelhos tortos na infância, quando se preocupar?

Joelhos tortos na infância, quando se preocupar?

 

Joelhos juntos ou afastados costumam gerar dúvidas nos pais. Conhecidos por Geno varo (os joelhos ficam para fora) e Geno valgo (os joelhos se viram para dentro), essas deformidades de crescimentos nem sempre exigem tratamento. Quem explica é a ortopedista infantil Adriana Pazin, da Uniort.e. “Nos bebês até 2 anos, o Geno varo leve ou moderado é comum. Geralmente, logo que a criança começa a caminhar, essa deformidade se corrige de forma espontânea”, diz a especialista. Ela aponta apenas que é preciso eliminar a possibilidade de doença de Blount e raquitismo, que podem provocar o Geno varo.

Sobre o Geno valgo fisiológico, Dra. Adriana afirma que ele costuma aparecer entre os 2 e 3 anos de idade, podendo persistir até os 6 anos, mas, nesse caso, deve haver uma melhora progressiva da deformidade. “A grande maioria dos casos tem correção espontânea com o crescimento, mas é importante eliminar outros fatores que podem desencadear esse mau posicionamento dos joelhos, como tumores, infecções, lesões na zona de crescimento e paralisia cerebral”, cita.

Para ela, o uso de palmilhas ou botas ortopédicas não é recomendado nessa fase. “O uso desses aparelhos corretores não tem eficácia comprovada, por isso é questionável do ponto de vista médico. Em se tratando de Geno valgo fisiológico, a maioria dos casos tem regressão espontânea”, completa. Em alguns casos, quando a deformidade é bem acentuada, existem tratamentos indicados. “Com a avaliação clínica e uso de exames de imagem complementares podemos saber se o Geno valgo precisa de tratamento cirúrgico. Esse diagnóstico é feito pelo ortopedista”, esclarece.

Quando qualquer um dos problemas, seja joelhos juntos ou separados, continua após os 7 anos de idade é importante consultar um especialista que vai indicar o tratamento necessário, que pode incluir uso de aparelhos corretivos durante a noite, durante o dia todo e até, em casos mais raros, procedimentos cirúrgicos. “É importante salientar que tanto o Geno varo como o Geno valgo são desvios do membro inferior normais no desenvolvimento infantil. Até dois anos de idade é fisiológico a criança ter os joelhos voltados para fora, em posição de cowboy, e entre dois e quatro anos é fisiológico a criança ter os joelhos para dentro, fazendo a famosa tesoura com as pernas”, completa Dra. Adriana.