Dor no músculo trapézio, saiba como minimizar esse desconforto

A rotina de permanecer muito tempo sentado em frente ao computador, ou mesmo debruçado sobre o celular digitando mensagens, prejudica a nossa postura. Curvados e sem fazer o devido alongamento e fortalecimento da musculatura do pescoço e das costas, acabamos por tensionar o músculo trapézio, trazendo dores que podem até irradiar para outros pontos, como os ombros e braços.

Especialistas em cirurgia do ombro e cotovelo, Dr. Carlos Carneiro e Dr. Daniel Vieira recebem constantemente pacientes com queixa de tensão nessa parte do corpo. “O trapézio é formado por dois músculos em forma de triângulo que se estendem do meio das costas até os ombros e pescoço. Muitas das atividades que fazemos exigem muito desse músculo, por isso o alto índice de pessoas que chegam com dores e tensão no trapézio”, explica Dr. Daniel.

Há diferentes formas de aliviar essa tensão. “Massagens, compressas quentes, medicação e exercícios são algumas das maneiras. É importante ter a prática regular de atividade física, realizar alongamentos a cada duas horas quando permanecer muito tempo diante do computador e manter a postura correta”, orienta Dr. Carlos.

As dores na região do trapézio podem confundir com dores de origem no ombro ou na coluna cervical, e muitas vezes o aspecto postural é esquecido. Por isso, a avaliação ortopédica é muito importante para direcionar o tratamento adequado.