Curiosidade: por que temos câimbras?

De repente vem a dor e a sensação de que o músculo ganhou vida própria e se mexe sozinho. Essa é uma das formas de explicar a câimbra, que nada mais é que uma contração involuntária do músculo, um espasmo. Ela pode acontecer em qualquer músculo do corpo, mas é mais comum nas pernas e nos pés.

Difícil um adulto que nunca tenha passado por ao menos um episódio de câimbra. Na hora, é preciso fazer força ao contrário da câimbra, o seja, se seu pé se retorceu para baixo, leve-o de volta para cima, alongando-o. Faça o mesmo em qualquer parte do corpo que sofra com câimbra.

Há várias razões que podem desencadear uma câimbra, como atividades físicas intensas, gestação, desidratação, diabetes, permanecer longos períodos na mesma posição e até alterações de diferentes naturezas (metabólicas, insuficiência venosa, doenças como Parkinson, fraturas, falta de magnésio no organismo, etc). Se as câimbras forem muito comuns, é importante verificar se há algo por trás dos episódios. Um clínico geral é a indicação para agendar uma consulta.

Para evitar que elas apareçam é importante alongar e aquecer bem os músculos antes e depois das atividades físicas, beber água com frequência e praticar exercícios. Alongamento antes de dormir também ajuda a minimizar os episódios noturnos.