Dor, formigamento ou choque nas mãos são sinais de alerta

Dentre as doenças que atingem as mãos está a Síndrome do Túnel do Carpo. Ela acontece quando há a compressão do nervo na passagem pelo canal do carpo no punho. “Não existe uma única causa definida, vários são os fatores que em conjunto determinam o aparecimento da doença. Sabe-se que é mais frequente em mulheres, correspondendo a cerca de 70% dos casos”, diz Dr. Carlos Motooka, especialista em Mão da Uniort.e.

De acordo com ele, menopausa e gravidez também podem provocar o problema que, neste caso, estará associado às alterações hormonais desses períodos. Doenças sistêmicas, como doenças reumáticas, diabetes, hipotireoidismo e obesidade também podem aumentar a chance do aparecimento da Síndrome do Túnel do Carpo.

Dentre os sintomas mais comuns estão a dor e parestesia, ou seja, formigamento ou dormência nas mãos. “Os pacientes perdem a sensibilidade nos dedos, bem como a firmeza dos movimentos da mão e apresentam dificuldade de realizar movimentos e trabalhos de precisão”, completa o especialista.

Quando os sintomas se tornam frequentes, é importante buscar ajuda de um médico para que seja feito o correto diagnóstico. “Esses sintomas podem indicar outras doenças também. É na avaliação clínica, complementada com exames de imagem, que fechamos um diagnóstico mais preciso”, diz Motooka.

Ele esclarece que o tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo pode ser conservador ou cirúrgico. “Em alguns casos, fazemos uso de anti-inflamatórios e fisioterapia para amenizar o problema ou mesmo infiltração no punho. Casos graves têm indicação cirúrgica”, pontua.
 
“É importante manter sempre uma vida saudável com boa alimentação e prática de exercícios para minimizar os riscos desta e de outras doenças. Outra orientação é fazer pausas a cada 2 horas para alongar os músculos e tendões dos dedos, punhos e braços quando estiver à frente de um computador, além de sentar-se corretamente. Ao sinal de formigamento, busque ajuda médica”, finaliza Dr. Carlos Motooka.