Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior devolve estabilidade ao joelho lesionado

Durante um jogo de futebol, basquete ou de tênis, esportes de luta ou mesmo ao pisar em um buraco durante uma corrida. Várias são as situações que podem levar ao rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA). Ele fica no centro, dentro do joelho, e sua lesão acontece geralmente associada a uma entorse, quando o pé fica fixo ao chão e o corpo gira sobre o joelho. Especialista na Uniort.e, Dr. Marcus Vinícius Danieli destaca que geralmente há uma rotação interna do fêmur para um lado e da perna para o outro, o que causa o rompimento. “É comum a pessoa ouvir um estalo no momento da entorse. Na sequência, vem uma dor forte, muitas vezes incapacitante”, completa.

Logo após o rompimento, se recomenda a colocação de compressas de gelo para alivio da dor e do inchaço e as vezes se recomenda o uso de muletas para alivio de sintomas. É importante buscar auxílio médico rápido para saber da gravidade da lesão. “A lesão do ligamento é facilmente diagnosticada por um exame físico bem feito, e os exames de imagem auxiliam para verificar a existência de lesões em outras estruturas do joelho como meniscos ou cartilagem”, diz Dr. Marcus Vinícius.

Também especialista em joelho, Dr. Alexandre Queiroz detalha que o tratamento para esses casos, com poucas exceções, é cirúrgico. “Na presença de lesão desse ligamento e instabilidade do joelho, a indicação é a cirurgia para reconstrução do ligamento, caso contrário, a instabilidade do joelho pode levar a lesões de outras estruturas e evolução para artrose no futuro”, orienta. Caso o paciente seja idoso e pouco ativo, excepcionalmente, pode ser feita a opção pelo tratamento conservador.

A cirurgia, diz Dr. Marcus Vinícius, é feita por meio de colocação de um enxerto no local do ligamento. “Usamos a técnica da videoartroscopia. Não é possível costurar o ligamento rompido, a reconstrução é feita com enxerto de tendão que pode vir do próprio paciente ou de bancos de tecido”, explica.

De acordo com os especialistas, a volta da prática esportiva varia para cada caso. É importante seguir as recomendações pós-cirúrgicas, que incluem fisioterapia para fortalecimento da musculatura. “Para voltar a praticar exercícios o paciente precisa estar conseguindo dobrar e esticar o joelho sem sentir dor, ter recuperado a força no membro, não ter mais inchaço nem dor ao andar e também conseguir pular com a perna operada sem sentir dor”, cita Dr. Alexandre Queiroz. Respeitar o tempo da reabilitação é fundamental para evitar novas lesões ou mesmo dores no local.