Instabilidade no ombro merece atenção

Uma queixa constante nos consultórios de ortopedia está relacionada ao ombro que “sai do lugar”. O que parece simples, em um primeiro momento, é uma doença que pode até se tornar incapacitante dependendo da instabilidade. “Essas subluxações no ombro provocam dor e desconforto ao paciente. Quando começam a se tornar repetitivas, é preciso buscar um especialista para fazer um diagnóstico preciso e conduzir o caso”, explica Dr. Daniel Ferreira Vieira, especialista em ombro e cotovelo.

Segundo ele, o tratamento pode ser tanto conservador como cirúrgico. “A definição da conduta será feita apenas após o diagnóstico, que é determinado pela história do paciente, exame físico e exames complementares, como radiografias e ressonância magnética”, diz. Com diagnóstico e tratamento, as chances de sucesso são grandes.

Dr. Daniel destaca que várias são as situações que podem provocar a instabilidade no ombro. Ela pode aparecer após um acidente, por lesão dos ligamentos ou após subluxações provocadas por excesso de exercícios ou má execução dos mesmos. “Há ainda os pacientes que têm frouxidão articular e com isso fazem um movimento acima do normal”, acrescenta o especialista.

De acordo com ele, quando a pessoa não se sente segura com a articulação, convém procurar ajuda médica. Conviver com um ombro que constantemente sai fora do lugar prejudica a qualidade de vida, impede a pessoa de realizar alguns movimentos e ainda causa dor. “Muitas vezes o problema se resolve com fisioterapia e fortalecimento dos músculos. É importante cuidar para resolver a instabilidade e voltar a ter segurança nos movimentos que fazem parte do nosso dia a dia”, finaliza.