Notícias

05/05/2020Lesões ligamentares nos joelhos

As lesões provocadas por trauma, em especial nos ligamentos Cruzado Anterior (LCA) e Cruzado Posterior (LCP) do joelho, estão entre as maiores ocorrências nos consultórios de ortopedia. O quadro é clássico: ouve-se um estalido seguido de dor. “Em geral, este estalo é um sinal de que o ligamento se rompeu. Sempre que isto ocorre, seja por acidente automobilístico ou prática de esporte, a recomendação é buscar atendimento médico o quanto antes”, orienta Dr. Alexandre Queiroz, especialista em Joelho na Uniorte.

Os ligamentos, explica ele, são estruturas que dão sustentabilidade à articulação do joelho. Eles envolvem ossos e músculos dando estabilidade aos movimentos. “Os joelhos são muito importantes, eles suportam o nosso peso ao longo do dia e nos possibilitam a movimentação. Quando fazemos algum movimento mais intenso, em especial em rotação, pode acontecer do ligamento se romper por ser uma estrutura pouco elástica”, descreve.

O tratamento em caso de lesão pode ser tanto conservador como cirúrgico. “A conduta vai depender do ligamento que foi lesionado, do grau da lesão, da idade e atividade do paciente, e do quadro clínico como um todo. Em geral, as LCAs têm tratamento cirúrgico para suturar o ligamento ou mesmo fazer um enxerto caso não seja possível a sutura. Já a LCP pode ser tratada com tratamento conservador para reabilitação (medicamentos e fisioterapia), mas também pode ser necessária a cirurgia”, completa.

Nas primeiras horas após uma lesão de ligamento, tratamento com gelo no local e repouso ajuda a aliviar o sintoma. “Procure auxílio médico o quanto antes, pois um joelho com lesão ligamentar ficará instável e poderá levar a outras lesões”, conclui o especialista.

 

Dr. Alexandre Queiroz - CRM 17905 PR - RQE 12742

Galeria de Imagens

Convênios